Eduardo Morais, pré-candidato a prefeito pelo Partido Novo, tomou a dianteira ao anunciar Lelé como seu vice
Durante entrevista na emissora de rádio e portal Vox o pré-candidato a prefeito de Timóteo pelo partido Novo, Eduardo Morais, anunciou o nome do pré-candidato a vice-prefeito na chapa. Trata-se do ex-prefeito Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha (MDB), que na atual gestão do prefeito Douglas Willkys atuou como Ouvidor-Geral do Município.
De acordo com Eduardo Morais esse anúncio, que já era aguardado com expectativa pela população, foi consensual entre os membros do grupo de apoio à sua pré-candidatura. “Em primeiro lugar a minha amizade com Lelé é muito antiga, mais de 30 anos, por ele ser amigo do meu pai. É uma pessoa que aprendi a respeitar pelo seu lado humano e pelo tratamento que ele dispensa à todas as pessoas. É um privilégio contar com o Lelé nessa composição, pois ele foi um visionário e realizador na sua época de prefeito e sei que ele pode contribuir e muito com a sua experiência e o seu carisma”, destacou Eduardo Morais acrescentando que “quando existe maturidade e respeito a gente consegue superar todos os desafios”.
Lelé por sua vez disse que ficou muito feliz e honrado ao ser convidado para ser pré-candidato a vice-prefeito e não escondeu o fato de gostar muito de política e de poder conversar e ajudar as pessoas. “Recebi esse convite do Eduardo com muita satisfação por causa da sua capacidade de trabalho. Tenho certeza que posso contribuir com a minha experiência e também porque gosto contribuir com a nossa cidade. Tenho uma enorme gratidão ao Douglas (prefeito) e ao Vespa (vice-prefeito) o que só aumenta a nossa responsabilidade em poder dar continuidade ao que está dando certo”, disse Lelé que encarou essa missão como mais um desafio na sua vida.
Experiência
Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha é natural de São Cândido, município de Caratinga, e chegou em Timóteo em 1962. Católico praticante, Lelé é casado com Shirley de Oliveira Rodrigues. Sobre o apelido, Lelé conta que ganhou o sobrenome quando ainda era criança na casa dos pais, denominação que o acompanha por toda a vida.
Iniciou a sua vida profissional como contínuo na antiga Acesita (Aços Especiais Itabira) atualmente Aperam South America chegando ao cargo de chefe de escritório. Posteriormente, trabalhou na área financeira do Sindicato dos Metalúrgicos de Coronel Fabriciano e Timóteo (Metasita).
Ligado ao esporte, Lelé atuou no futebol amador da cidade jogando futebol no time do Acesita Esporte Clube (juvenil) e posteriormente, já na fase adulta, no Grêmio e depois no Industrial onde permaneceu por mais de 15 anos.
Convidado a entrar na política por José Matias, Lelé foi eleito vereador e atuou entre os anos de 1972 e 1976. Nessa eleição Lelé alcançou um feito inédito ao conquistar 15% dos votos válidos, ou seja, a sua votação ultrapassou o coeficiente eleitoral exigido na época. Até então e depois dessa eleição nenhum outro vereador em Timóteo alcançou tal marca.
Lelé teve um segundo mandato na 13ª legislatura entre os anos de 2013 e 2016. Foi prefeito de Timóteo duas vezes: de 1983 a 1988 e de 1993 a 1996.
Antes, em 1977 Lelé foi vice-prefeito na chapa formada com o prefeito Geraldo Ribeiro. Com uma extensa folha de serviços prestados à cidade de Timóteo, a história de Lelé se confunde com a história de Timóteo e com a criação e fundação de diversas instituições, muitas das quais atuantes até hoje.
Na Administração como vice-prefeito ao lado do então prefeito Geraldo Ribeiro, gestão que se estendeu até o ano de 1982, Lelé assumiu a Fundação de Ação Social de Timóteo (FAST) época lembrada com carinho por muitos timoteenses pelas realizações e ações em favor da população, sobretudo a mais carente. Foram diversas iniciativas como a criação dos programas de Menor Aprendiz e Guarda Mirim; criação da Fumic, Clirec (Clínica de Recuperação de Dependentes Químicos); programa de aleitamento materno; programa de assistência às mulheres grávidas com apoio até a crianças completarem 2 anos de idade; criação da fábrica de leite de soja que era distribuído para as mães de baixa renda.
No mandato como prefeito Lelé foi responsável juntamente com um grupo de moradores pela criação da APAE de Timóteo. Sob a sua administração também foram instalados os distritos industrial I e II na regional Leste da cidade, criando mais de cinco mil empregos; criação da Associação dos Deficientes Visuais de Timóteo (Adevita); aquisição e construção do Ginásio Poliesportivo Iorque José Martins e do prédio onde fica a Secretaria Municipal de Educação, no Centro Norte; criação do Programa Humanizar; além de realização de obras estruturais e pavimentação de numerosas ruas por toda a cidade, notadamente na regional leste (ligação do Santa Maria ao Macuco); instalação do Sodalício Tio Questor; instalação da Comarca de Timóteo e construção da sede do Fórum Dr. Geraldo Perlingeiro de Abreu; Criação do Conselho Comunitário; asfaltamento e iluminação do bairro Ana Moura.
A formação dos bairros Bandeirantes, Esplanada, Novo Tempo e Primavera VI também ocorreu no mandato do prefeito Lelé, assim como o Terminal Rodoviário; aquisição da área da antiga Escola de Metalurgia, onde se instalou a CEFET-MG. É dessa época também a aquisição do Instituto Municipal de Educação Técnica de Timóteo (IMETT), não fosse a intervenção do então prefeito Lelé a escola iria fechar as portas.
É dessa fase a construção da Praça do Coliseu, da Escola Municipal Ana Moura, no Vale Verde, e João Bolinha no Cachoeira do Vale, Escola Coqueirinho, Cecília Meireles, João Cotta. Instalação do curso superior de Pedagogia e implantação de pré-primário em todas as escolas.
Lelé também foi responsável pela criação do Conselho Comunitário, instalação de gabinetes dentários nas escolas, além de um consultório odontológico itinerante; programa de saúde da mulher com tratamento de câncer de colo de útero; instalação de posto de saúde do Macuco, do Limoeiro, do Bela Vista, Cachoeira do Vale, Novo Tempo, Petrópolis, Alegre e Ana Moura; e entrega de medicamentos em casa.
Uma informação que Lelé faz questão de reforçar é que todas as ações, obras, projetos e programas desenvolvidos no período em que foi vice-prefeito e depois como prefeito por dois mandatos foram realizados a muitas mãos. “É preciso reconhecer que sem a participação de amigos, colaboradores e as equipe que nos auxiliaram nada do que foi feito teria sido possível. Por isso é necessário agradecer todos que estiveram a meu lado ao longo de todos esses anos me incentivando e ajudando a colocar em prática tudo o que foi realizado”, enfatizou Leonardo Rodrigues Lelé da Cunha.