Search for:
  • Home/
  • Timóteo/
  • Eduardo Morais coordena ação conjunta de Secretarias Municipais combate focos da dengue em Timóteo

Eduardo Morais coordena ação conjunta de Secretarias Municipais combate focos da dengue em Timóteo

Dando sequência às ações de enfrentamento às arboviroses a Prefeitura de Timóteo, por meio das Secretarias de Saúde, Obras e Serviços Urbanos e Governo e Comunicação, deflagrou na manhã desta segunda-feira (15) uma vistoria no antigo Clube Choupana, no bairro Santa Cecília, local que está fechado há vários anos e que tem levado preocupação aos moradores.

A área do antigo clube é considerada pela Secretaria de Saúde um ponto de monitoramento permanente, o PE, com visitas regulares dos agentes de Endemias e Zoonoses para detectar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti. No trabalho ampliado, realizado na manhã desta segunda-feira, foram deslocados servidores do setor de Obras e Limpeza além do pessoal Secretaria de Saúde e do setor Fiscalização.

No local foram detectados alguns pontos com focos do mosquito Aedes aegypti como pneu e garrafa, que foram removidos (tratamento mecânico) no momento da ação. Tais inservíveis foram, aparentemente despejado por usuários, considerando que o monitoramento no local é frequente. Ao mesmo tempo foi aplicado fumacê com bomba costal. Na oportunidade os técnicos da Saúde e Fiscalização emitiram um relatório dos problemas detectados. Ato contínuo o proprietário será notificado e terá um prazo de dez dias para resolver a situação de abandono em que se encontra o local. Uma cópia desse relatório com a notificação também será encaminhada ao Ministério Público.

“A Prefeitura de Timóteo está fazendo a sua parte ao percorrer toda a cidade para combater o mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Precisamos do apoio dos moradores nessa luta. Só vamos conseguir vencer com os esforços e a união de todos”, pontuou Eduardo Morais, Secretário de Governo.

Cachoeira do Vale

No sábado o mesmo trabalho foi executado no distrito de Cachoeira do Vale com o recolhimento de galhadas, entulhos de construção civil, inservíveis e outros resíduos. Também foram desenvolvidas ações em saúde pelos agentes de Endemias, tratamento químico e eliminação de focos. “Essas ações visam minimizar os riscos de proliferação do mosquito transmissor, mas é importante reforçar que o morador também tem responsabilidade sobre o monitoramento de focos no interior das suas casas. Isso é fundamental para vencermos essa guerra”, explicou a gerente de Vigilância em Saúde Ana Amélia Camilo Soares.

Antes da ação que foi desenvolvida no distrito de Cachoeira do Vale e no Choupana, Bairros do Centro Sul passaram pelos mesmos procedimentos de recolhimento de entulhos, identificação de focos e tratamento químico. Em paralelo a essas ações localizadas, diariamente, equipes de limpeza, de capina e roçada têm percorrido as diversas regionais do município.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios