Search for:
  • Home/
  • Timóteo/
  • Comitê de Timóteo promoverá “Dia D” de combate às arboviroses
Whatsapp Image 2024 10 30 At 09.06.32

Comitê de Timóteo promoverá “Dia D” de combate às arboviroses

Campanha de conscientização enfocará necessidade dos moradores realizarem medidas de prevenção de forma contínua

Em Timóteo, o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses esteve reunido na quarta-feira (30) para apresentar os dados da última pesquisa do LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) na cidade e planejar medidas para prevenção e combate às doenças. O encontro aconteceu na parte da manhã nas dependências do Centro Municipal de Educação Inclusiva/Educação de Jovens e Adultos no Centro Norte.

Durante o encontro, foram discutidas estratégias para reduzir o nível de infestação, com foco central na conscientização dos moradores, uma vez que a maioria dos focos foram detectados dentro dos domicílios dos moradores. Além de uma ampla campanha de orientação da comunidade pelas mídias da Prefeitura de Timóteo promovida pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida, o comitê definiu pela realização do “Dia D” de combate às arboviroses. A programação está em fase de preparação com previsão de execução na primeira quinzena de novembro.

O último LIRAa do município foi realizado na semana passada e apresentou o índice de infestação de 4,15, considerado de alto risco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, Chikungunya e zika. A maioria dos criadores de focos do Aedes aegypti foram encontrados dentro das moradias. O comitê esclarece que são recipientes de fácil manejo/descarte pela população, cabendo aos moradores redobrarem os cuidados com limpeza, descarte de inservíveis, cuidados com plantas e com depósitos de água a nível do solo. O órgão alerta que, em função da entrada do período chuvoso e do calor intenso, condições propícias para a eclosão dos ovos do mosquito, se a comunidade não participar do combate às arboviroses, o município corre o risco de enfrentar uma epidemia.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Todos os campos marcados com um asterisco (*) são obrigatórios