Corrida de rua cresce no Brasil e Vale do Aço se destaca com grandes eventos gratuitos
É notório o crescimento exponencial da prática da corrida de rua em todo o mundo. No Brasil, esse fenômeno se consolidou como um dos principais atrativos esportivos, movimentando a cadeia econômica e atraindo cada vez mais adeptos. Atualmente, estima-se que o país tenha cerca de 13 milhões de corredores de rua.
Com um crescimento de 13% no número de participantes em 2023, a corrida consolidou sua posição como uma das práticas esportivas mais populares do Brasil. Especialistas da área de Educação Física e Saúde apontam que a tendência é de expansão ainda maior em 2025, quando o volume de interessados deve crescer significativamente.
Entre os fatores que motivam a adesão à modalidade estão: promoção da saúde e qualidade de vida, estética, interação social, fuga do estresse, lazer alternativo, busca por atividades prazerosas e a simplicidade de sua execução.
Vale do Aço como referência
Na Região Metropolitana do Vale do Aço, duas entidades esportivas vêm se destacando na promoção de corridas de rua: o Instituto Brasil Igualdade Social (IBIS), de Timóteo, e a Associação de Cultura, Esporte e Lazer Pace3, de Ipatinga. Parceiras desde 2018, as organizações são responsáveis pela realização dos principais eventos gratuitos de corrida de rua no Estado, viabilizados por meio das Leis de Incentivo ao Esporte, com apoio do Ministério do Esporte e da Subsecretaria de Estado de Esportes de Minas Gerais.
Graças à parceria, milhares de corredores amadores da região e de outras partes do país participam de eventos com infraestrutura de alto nível, comparável aos circuitos privados.
Temporada 2025: calendário confirmado
A temporada de corridas de rua 2025 no Vale do Aço e em outras cidades promete movimentar ainda mais o calendário esportivo. Entre 05 e 26 de outubro, todos os finais de semana contarão com eventos gratuitos, envolvendo mais de 10 mil corredores em quatro diferentes localidades: 05/10 – Ipatinga (MG), 12/10 – Contagem (MG), 19/10 – Itatiaiuçu (MG) e 26/10 Cubatão (SP)
Os eventos contam com patrocínio da Usiminas e da Telefonia Claro, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais.
Apoio que transforma
Para o professor Cláudio Gualbertto, consultor sênior do IBIS, e Jovani Pires, diretor de projetos esportivos da Pace3, o incentivo público aliado ao engajamento das empresas é essencial: As leis de incentivo ao esporte e o apoio de empresas socialmente responsáveis são fundamentais para que eventos como estes alcancem gratuitamente a população, com a mesma qualidade dos circuitos privados. Isso fortalece o estímulo a um estilo de vida mais saudável”, destacaram.
Como participar
Os interessados podem acompanhar os perfis oficiais e conhecer mais sobre os projetos em: @ibismg e @pace3associacao.